O Museu

O Museu da Universidade federal do Pará (MUFPA) foi criado pela Portaria no 874/83, de 08 de junho de 1983, em cumprimento à Resolução no 544/83, de 25 de abril de 1983, do Conselho Universitário, e tem sede no Palacete Augusto Montenegro, localizado na Avenida Governador José Malcher, no 1192, bairro Nazaré, Belém-Pará.
O Museu da Universidade Federal do Pará (1983) é um órgão suplementar da Universidade Federal do Pará (UFPA), caracterizado como um instrumento de pesquisa e divulgação da cultura regional, com a finalidade primordial de conservar os acervos artísticos, históricos e científicos de interesse museológico da UFPA. As atividades do museu são direcionadas para privilegiar a relação com o público através de exposições, cursos, oficinas e outras atividades culturais e educativas, com o objetivo de divulgar a arte contemporânea e seus autores, promovendo a pesquisa e a conservação de acervos museológicos. A compra do palacete foi feita, em 1962, pela UFPA, na administração de José
Silveira Neto e nele funcionou a sede da Reitoria até o inicio da década de 80. A primeira exposição do MUFPA aconteceu em 1985. A Associação dos Amigos do MUFPA (AAMUFPA) foi criada em novembro de 2003, quando iniciou a gestão da atual Diretora do museu, Jussara da Silveira Derenji. Durante a atual gestão, o órgão passou a ter um orçamento anual, houve a restauração da edificação histórica e ampliação do prédio anexo (áreas administrativa e técnica) e os acervos se expandiram significativamente, com o inventário atual de 6644 itens.
O MUFPA tem como Missão conservar, manter e difundir os seus acervos de arte da UFPA, fazendo deles instrumentos de pesquisa e divulgação da cultura regional. Sua Misão é ser referência nacional em gestão de museus de arte universitários. Nossos Valores são: ética em museus; multiplicidade de culturas; inclusão social; tolerância étnica; inovação; e responsabilidade socioambiental.

Além do acervo de Artes Visuais, o MUFPA tem uma biblioteca aberta para visitação. Constituem, ainda, pilares do museu o serviço de Arte e Educação e a pesquisa.
O MUFPA, além de ser um museu universitário, é considerado, portanto, um museu de arte, devido a sua grande quantidade de obras sob salvaguarda. Possui acervos de tipologias diversas, documentais e de artes visuais, , onde se incluem as artes plásticas em suas diversas manifestações, pintura, desenho, gravura, instalações, objetos, escultura e fotografia. A primeira coleção de Artes Visuais foi formada pelo acervo pessoal da artista portuguesa, radicada em Belém, Carmen Sousa.
O acervo documental e bibliográfico da Biblioteca do MUFPA foi constituído, até o ano de 2010, basicamente pela Coleção Vicente Salles, voltado a cultura popular, dança, teatro e presença do negro na Amazônia. A Coleção de Cartuns teve início em 1997 e foi formada pela doação de material pelos cartunistas paraenses contemporâneos. São mais de 2.800 cartuns, charges e caricaturas, além de recortes de jornais, periódicos e livros.
Venha nos visitar!

Instagram: @museuufpa


Jussara Derenji – Diretora do MUFPA